Tentativas de conexão estranha
André Ormenese
2011-01-07 18:14:22 UTC
Boa tarde a todos(as) !!!

Pessoal, tenho dois bancos 9.0.2 com hot-standby e replication.
Ambos instalados em Freebsd.

Para efeito de alta disponibilidade as conexões são feitas a um IP virtual
que sempre estará ativo no servidor que estiver executando o banco master.

Só para exemplificar, hoje tenho dois servidores : o master com IP fixo
999.999.999.11 e IP virtual 999.999.999.12, e o servidor slave com IP fixo
999.999.999.15

A replicação esta funcionando sem problemas, e o hot-standby responde a
selectŽs numa boa.

O meu problema é que no log do servidor master fica aparecendo ( de tempo em
tempo : +- 1 minuto ) a seguinte mensagem :

FATAL: no pg_hba.conf entry for host "999.999.999.12", user "root",
database "root"

Não estou conseguindo saber de onde vem estas conexões para o banco root com
usuario root. O banco root não existe, e usuário root não se conecta a banco
nenhum.

O postgresql.conf do master :

archive_mode = on
wal_level = hot_standby

# - Streaming Replication -
max_wal_senders = 2
wal_sender_delay = 200ms
wal_keep_segments = 10

Alguma dica do que investigar ???

Obrigado
André
JotaComm
2011-01-07 18:38:35 UTC
Olá,
Post by André Ormenese
[...]
No seu arquivo de log você consegue saber de onde isso está chegando.

O seu arquivo de log deve estar logando alguma coisa como:

[unknown] usuario banco_de_dados IP(porta usada para conexão) 2011-01-06
10:59:15 BRST authenticationFATAL: password authentication failed for user
[]s
--
JotaComm
http://jotacomm.wordpress.com
JotaComm
2011-01-07 19:38:29 UTC
Opa,
Jota,
a mensagem no log é exatamente como postei .... não tem estes detalhes que
vc mencionou !!!
Derrepente você poderia configurar o parâmetro log_line_prefix='%a %u %d %r
%t %i', fazendo isso você consegue saber de qual IP ta chegando a requisição
e derrepente fica mais fácil de identificar o que está acontecendo.
Esqueci de mencionar um detalhe, tenho instalado no servidor master o
monit.
Vou ver se o monit esta tentando se conectar ao postgres no banco root com
usuario root.
Olá,
Post by André Ormenese
Boa tarde a todos(as) !!!